SQLSaturday #906 - São Paulo 2019

Event Date: 09/28/2019 00:00:00

Event Location:

  • UNIP Tatuapé
  • Rua Antônio Macedo, 505
  • São Paulo, São Paulo, Brazil

PDF of Schedule

This event has completed. All data shown below is from the historical XML public data available.

If there are any data quality issues or corrections needed, please contact the webmaster for this site or submit a pull request for the appropriate file(s).


Sessions

This is a list of sessions from the event, based on the schedule in the XML files.


Title: Segurança de dados, análise de desempenho e metodologia para planejamento de capacidade.

Abstract: Os dados se tornaram os principais ativos das organizações, sendo de extrema importância para a tomada de decisões estratégicas e desenvolvimento de processos internos das empresas e devido à necessidade de processamento de um volume cada vez maior de dados, é necessário estar a um passo à frente quando se trata da utilização de recursos de infraestrutura e servidores onde estes dados estão armazenados, o que torna necessária a implantação de uma metodologia de planejamento de capacidade. Nesta sessão será abordada a análise de desempenho e planejamento da capacidade sob o ponto de vista da segurança da informação e os indicadores e recursos disponíveis para desenvolvimento desta metodologia que identificará com eficiência os gargalos existentes e fornecerá parâmetros para upgrades e atualizações.

Speaker(s):

  • Diemerson Campos

Track and Room: Application Database Development - Sala 4


Title: Criando 40 ALERTAS diferentes para monitorar o SQL Server

Abstract: Aprenda a criar 40 alertas diferentes em poucos minutos com os scripts prontos que vamos ver nessa palestra. Imperdível!!!

CPU, Disco, Log Full, Lock, Alertas graves, Corrupção, Falha de Jobs, Base sem Backup e etc…

Speaker(s):

  • Fabrício Lima

Track and Room: Application Database Development - Sala 2


Title: Segurança no SQL Server - Você está deixando a chave sob o tapete?

Abstract: Impulsionadas pelas leis de proteção de dados GDPR e LGPD, as empresas estão cada vez mais buscando proteger-se contra ataques de dados, vazamentos de informações ou malwares que alteram dados críticos. Nesta palestra, vamos falar sobre e demonstrar ataques de injeção de SQL, acessos indevidos por elevação de privilégios, representar ataques e várias falhas comuns de segurança que vemos diariamente e como o DBA pode proteger contra esses ataques.

Speaker(s):

  • Dirceu Resende

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - Sala 1


Title: Azure SQL Data Warehouse: Modelagem e Boas Práticas

Abstract: AZURE SQL DATA WAREHOUSE é um serviço PAAS oferecido pela MICROSOFT que faz uso da arquitetura de processamento paralelo massivo (MPP) para trabalhar com BI com grandes volumes de dados. Porém a arquitetura MPP exige cuidados especiais de modelagem, que são o tema desta sessão.

Speaker(s):

  • Wagner Crivelini

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - Auditório


Title: Transferência de Dados com Origens Dinâmicas utilizando SSIS

Abstract: Esta apresentação trata dos conceitos básicos de Business Intelligence como: Origem, Componentes, Organização dos dados e etc. Conceitos sobre ETL, a sua importância dentro do planejamento do projeto de BI, e então apresentamos a ferramenta SQL Server Integration Services explicando sua arquitetura e, após, uma demonstração fazendo a extração de dados com o origens dinâmicas, tratando esses dados e então realizando a carga em uma base de dados de destino.

Speaker(s):

  • Allan Rodrigues

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - Sala 5


Title: Desenvolvimento e Administração em SQL Server com Python

Abstract: Desde a versão 2017 o SQL Server é multi-plataforma e poliglota, ou seja, agora ele roda sobre Linux e tem integração com múltiplas linguagens como o Python. O Python é uma linguagem multi paradigma que esta crescendo cada dia mais e já passou linguagens como Java e C# em utilização de mercado, muito impulsionado pelas áreas de Data Science e DevOps. Nesta sessão vou expor formas de utilizar o Python integrado ao SQL Server para desenvolvimento de aplicações e administração de infraestrutura em seus ambientes de bancos de dados.

Speaker(s):

  • William Lino Oliveira

Track and Room: Application Database Development - Sala 5


Title: Gerenciamento Mudanças x Versionamento - O que muda no Banco de Dados?

Abstract: Nesta palestra aprenderemos um pouco da importância da gestão de mudanças e por que é preciso versionar o banco de dados, pois durante o ciclo de vida de um software, o banco de dados ou os bancos de dados sofrem mudanças constantes, assim como o seu código-fonte. Será feito um comparativo com o objetivo de mostrar as características e diferenças das ferramentas com intuito a servir de base para um decisão de uso entre elas.

Speaker(s):

  • Sergio Passos

Track and Room: Application Database Development - Sala 3


Title: Always Encrypted: A Forensic Analysis

Abstract: With the release of Always Encrypted, sensitive data such as credit card numbers, personal addresses, salaries and national identification numbers (i.e. Brazil’s CPFs or U.S. SSNs) can be protected from high-privileged users such as DBAs and System Administrators. But how does this feature work under the covers? Could it prevent data exposure from Memory Dumps Attacks? Can it keep sensitive data safe from Man In The Middle Attacks?

In this session, we’ll walkthrough Always Encrypted architecture and put it to the test. We’ll simulate a Memory Dump Attack and look into the data pages dumped from memory. We’ll sniff the network to see if sensitive data is encrypted inside TDS packets. Are you curious about the results? Then, come and join us!

Prerequisites: Understanding how SQL Server stores data and manages the buffer pool. Basic understanding of the Tabular Data Stream protocol is recommended.

Speaker(s):

  • Gustavo Moura Fé

Track and Room: Application Database Development - Sala 3


Title: Polyglot persistence in the real world

Abstract: With the emergence of big data, many databases have evolved to accommodate the vast amount and variety of data. Each bank has different characteristics and is therefore best used in different situations. There are even applications that in different functionalities, would be more performative with databases of different types. This is what we call polyglot persistence, a single application talking to different banks. This lecture seeks to clarify what polyglot persistence means, brings cases into the subject and presents tools that make the abstraction of banks acting as a single interface and allowing the data joining from different databases.

Speaker(s):

  • Jhonathan S Soares

Track and Room: Cloud Application Development Deployment - Sala 4


Title: Acessando dados com performance e qualidade no .NET e Azure

Abstract:

  • Melhores prática para acessar dados no .NET
  • Melhores códigos de acesso à dados utilizando o C#
  • Imersão e configuração do Dapper, EntityFramework e ADO .NET
  • Melhores configurações do SQL Azure
  • Gravando dados em Table Storage Azure
  • Telemetria de querys para trabalhar performance
  • Dicas profissionais e pessoais para ser um ótimo desenvolvedor que se preocupa com o banco de dados.
  • Dicas de leituras produtivas, etc.

Speaker(s):

  • HENRIQUE MAURI

Track and Room: Application Database Development - Sala 5


Title: Como responder mais fácil a suas questões de negócio?

Abstract: Você costuma receber perguntas que não consegue responder? Você sente que possui as informações em sua mão, mas o volume é tão grande que você não sabe por onde começar? O Power BI é sua solução para essas perguntas. O software é usado pelos usuários para responder a perguntas comerciais que anteriormente não eram possíveis perguntas. Nesta sessão, examinaremos as diferentes visualizações e alguns bons exemplos que podem oferecer algumas ideias sobre o potencial real da ferramenta.

Speaker(s):

  • Rocio Cairo Presepi

Track and Room: Analytics and Visualization - Sala 3


Title: Conteinerizando seu SQL Server

Abstract: Você colocaria seu SQL Server de produção para rodar em Docker? Toda a flexibilidade de entrega de um ambiente Docker rodando SQL Server. Conheca como tirar proveito, dúvidas e esclarecer mitos sobre o SQL Server rodando em containeres.

Speaker(s):

  • Rodrigo Crespi

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - Sala 2


Title: Azure SQL DB Managed Instance - Suas possibilidades de migração aumentaram!

Abstract: Conheça as diferenças entre Azure SQL Database, Elastic Pool e Managed Instance. Veja como esse novo recurso lhe traz oportunidades de migração do seu banco de dados on-premises.

Speaker(s):

  • Gabriel Pereira

Track and Room: Application Database Development - Sala 5


Title: Analise de Dados com Azure Machine Learning, R e Power BI

Abstract: Muito se fala hoje em temas relacionados a Machine Learning como um todo, ao mesmo passo que também é essencial conhecer as ferramentas que compõem o cinto de utilidades de um profissional dessa área, nessa palestra, abordaremos sobre o potencial do Azure Machine Learning integrado ao R para a entrega de modelos de predição, e como esse resultado pode ser explorado em uma camada de visualização no Power BI.

Speaker(s):

  • Orlando Gomes

Track and Room: Cloud Application Development Deployment - Sala 5


Title: Real Time Analytics with SQL Server Big Data Cluster.

Abstract: In this session ww gonna show How to build a Real Time Analytics Scenario, using a Big Data Cluster in Sql Server 2019.

Speaker(s):

  • Alexandre Soteras

Track and Room: Analytics and Visualization - Sala 2


Title: Vou começar a trabalhar com projeto de BI, o que devo entender?

Abstract: Esta palestra, tem por objetivo mostrar dicas simples e rápidas para começar um projeto de BI. São dicas como entender de DW, tabelas fatos e dimensões.

Speaker(s):

  • Igor George Abdo

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - Sala 4


Title: How Microsoft SQL Server and Azure can help you comply with LGPD

Abstract: Present SQL Server and Azure resources that you can use to help your company to be prepared for LGPD

Speaker(s):

  • Diego Miranda

Track and Room: Cloud Application Development Deployment - Sala 1


Title: Hacking SQL Server 2

Abstract: Como garantir a segurança de seu ambiente de banco de dados SQL Server​? Nesta sessão vamos revisitar os conceitos de segurança, onde são aplicados, como evitar invasões e acessos indevidos. ​Veremos de que forma o SQL Server pode ser configurado para previnir o ambiente de ataques e como muitas vezes configurações equivocadas podem ser exploradas.​ Simularemos uma invasão ao SQL Server explorando alguns conceitos mal interpretados ou configurados e algumas vulnerabilidades que passam despercebidas no ambiente.

Speaker(s):

  • Marcus Vinícius Bittencourt

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - Sala 1


Title: Level[400] - The cases of the unexplained memory problems - Part 2

Abstract: Part 2 - In this advanced session we’ll explore and troubleshoot problems related to memory usage on SQL Server. We’ll cover several cases and answer some difficult questions around SQL Server memory usage. Note: This is an advanced session, it requires you to have good knowledge on SQL Server administration and development.

Speaker(s):

  • Fabiano Amorim

Track and Room: Application Database Development - Auditório


Title: Escalando aplicações utilizando o padrão CQRS

Abstract: CQRS significa Command Query Responsibility Segregation, ou seja, separar a responsabilidade de escrita e leitura de seus dados. As aplicações atuais exigem premissas de escalabilidade, performance e disponibilidade. Normalmente o arquiteto de software é o responsável pela tarefa de criar um modelo conceitual que atenda essas necessidades. Escalar somente a aplicação não resolve todos os problemas, precisamos entender que o acesso ao banco de dados compromete a performance da aplicação e como podemos utilizar o CQRS para minimizar esse impacto.

Speaker(s):

  • ALISSON SENA

Track and Room: Application Database Development - Sala 1


Title: Power Bi Embedded - Insira os visuais interativos do Power BI na sua aplicação WEB

Abstract: O Power BI Embedded é um serviço Azure que trás ao desenvolvedor a possibilidade de incorporar os maravilhosos visuais do Power BI e todo o seu poder em uma aplicação própria com a sua cara, podendo dar inclusive a opção ao usuário de trabalhar colaborativamente assim como ocorre no serviço web do Power BI.

Speaker(s):

  • Rafael Mendonça

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - Sala 4


Title: Performance Troubleshooting - Como o Suporte Microsoft faz!

Abstract: Você tem ou teve problemas de desempenho envolvendo SQL Server? Quer descobrir os gargalos do seu servidor para aproveitar mais do seu investimento em hardware e software? Venha aprender as ferramentas e a metodologia de análise de performance usadas no Suporte Microsoft!

Speaker(s):

  • João Polisel

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - Auditório


Title: Big Data Clusters com HDFS e MongoDB

Abstract: Big Data Clusters podem ser implantados em qualquer plataforma onde exista um serviço gerenciado do Kubernetes. Nesta sessão vamos entender o BDC realizar demos com HDFS e MongoDB, inserindo dados em near real time, simulando um cenário real.

Speaker(s):

  • Luiz Henrique Garetti

Track and Room: Analytics and Visualization - Sala 1


Title: Preveja o futuro com Azure Machine Learning

Abstract: Nesta sessão veremos como funciona a plataforma de aprendizagem de maquina na nuvem da Microsoft. Criaremos um modelo de machine learning que poderá prever informações baseado em experiência.

Speaker(s):

  • Thiago Zavaschi

Track and Room: Analytics and Visualization - Auditório


Title: Level[400] - The cases of the unexplained memory problems - Part 1

Abstract: Part 1 - In this advanced session we’ll explore and troubleshoot problems related to memory usage on SQL Server. We’ll cover several cases and answer some difficult questions around SQL Server memory usage. Note: This is an advanced session, it requires you to have good knowledge on SQL Server administration and development.

Speaker(s):

  • Fabiano Amorim

Track and Room: Application Database Development - Auditório


Title: [Tableau] Compartilhando insights com sua organização com Tableau Server

Abstract: Todo projeto chega(ou deveria) chegar na etapa de finalmente realizar os deploys dos dashboards de dados analiticos com as demais áreas de negocio da empresa. O Tableau Server é uma plataforma de gerenciamento e compartilhamento de dashboards, aliada com a arquitetura de segurança que a sua empresa e uma camada adicional de segurança à nível de linha na sua base de dados. Vamos ver o funcionamento da plataforma na prática?

Speaker(s):

  • Nilton Kazuyuki Ueda

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - Sala 3


Title: Aumentando a performance do Azure SQL Database utilizando o Hyperscale

Abstract: O hyperscale é uma nova camada de servico que aproveita a arquitetura do Azure para escalar horizontalmente o armazenamento e recursos de computação para um SQL Database além dos limites disponíveis para uso geral. Nesta sessão discutiremos como funciona essa nova camada e quais as vantagens em sua implementação.

Speaker(s):

  • Vitor Fava

Track and Room: Cloud Application Development Deployment - Auditório


Title: Problemas mais comuns em uma query.

Abstract: Torne-se um heroi e salve o seu dia! Aqui irei demonstrar como fazer mais com menos, pequenas alterações de escrita que geram grande impacto em uma query.

Speaker(s):

  • Marcio Junior

Track and Room: Application Database Development - Sala 2


Title: Bancos de dados + Docker: descomplicando a montagem de ambientes de Desenvolvimento/Testes

Abstract: Já precisou instalar diferentes versões numa mesma máquina de softwares como SQL Server, Redis e MongoDB? Perdeu bastante tempo atualizando e/ou removendo as instalações mais antigas? E quanto a aplicações Web que seriam testadas? Que tal agilizar a montagem de ambientes que dependam destas tecnologias?

Acompanhe então esta apresentação para saber como o Docker pode simplificar bastante este processo!

Speaker(s):

  • Renato Groffe

Track and Room: Application Database Development - Sala 2


Title: Modelando em Document Model - Além do NoJoin com MongoDB!

Abstract: Já pensou que utilizar NoSQL é além de simplesmente migrar dados de uma lado para o outro? Nesta sessão veremos dicas para modelar corretamente seus dados e também as armadilhas que podem nos pegar pelo caminho. Além do NoJoin é conhecer as estruturas de dados e como utilizá-las para tirarmos o melhor que modelo de documentos: performance!

Speaker(s):

  • Leandro Domingues

Track and Room: Application Database Development - Sala 2


Title: Monitorando os recursos e processos do Servidor através do Power BI

Abstract: Essa palestra irá abordar o monitoramento dos recursos e processos físicos do servidor através do Power BI. Configurando o perfmon e a rotina de Relog, vamos montar o dashboard no Power BI e acompanhar por exemplo: desempenho da CPU, quantidade de memória e vários outros recursos específicos do SQL Server.

Speaker(s):

  • Sulamita Dantas

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - Sala 4


Title: Azure Cosmos DB: CRUD completo com Node.js

Abstract: In this session I will show how we can work with cosmos db and Node.js. I will show some projects that we are working with this technologies at Tv Bandeirantes.

Speaker(s):

  • Thiago da Silva Adriano

Track and Room: Professional Development - Sala 3


Title: Azure Databricks Power BI - A perfect choice to Big Data

Abstract: Nesta sessão você poderá aprender mais sobre como usar o Azure Databricks, Delta Lake e o Power BI para consumo de dados grande escala para ambientes de Big Data.

Speaker(s):

  • Arthur Luz

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - Sala 5


Title: Relatos das trincheiras: O dia a dia de uma consultoria de banco de dados

Abstract: Nessa sessão iremos abordar os principais problemas arquiteturais, e suas soluções, que encontro nas mais diversas corporações brasileiras. Desde bancos de dados recebendo 100% de querys Adhoc, CPDs inundados, até servidores que foram metralhados e não possuiam backup. Falaremos sobre arquitetura de dados, boas práticas de backup, alta disponibilidade, disaster recovery, performance, boas práticas de configuração e etc.

Speaker(s):

  • Igor Santos de Paula

Track and Room: Application Database Development - Auditório


Title: Será que você precisa de Alta Disponibilidade nos seus ambientes?

Abstract: Nesta apresentação, pretendo levantar algumas questões para ajudar aos DBAs avaliarem as reais necessidades de implementar a alta disponibilidade nos ambientes que administram. Desconstruindo algumas tendências de mercado, disseminadas pelos grandes players, vamos questionar se a alta disponibilidade é uma necessidade, um luxo ou uma modinha desnecessária. Como sempre, minhas palestras devem ser encaradas com bom humor, mas não quer dizer que eu não faça os expectadores abalarem-se em suas zonas de conforto.

Speaker(s):

  • Fabio Cotrim

Track and Room: Application Database Development - Sala 3


Title: Seja mais Power ainda dominando Python e Power BI!

Abstract: Aprenda a conectar e integrar o Power BI com o Python para importar arquivos, tratar dados e criar novas visualizações!

Aprenda a integrar recursos do Power BI + Python para obter o que cada um oferece de melhor!

Speaker(s):

  • Meirieli Ribeiro

Track and Room: Analytics and Visualization - Sala 4


Title: SaaS, IaaS e PaaS e a Plataforma de Dados no Azure.

Abstract: Essa palestra tem o objetivo de ajudar a entender os conceitos na nuvem e quais a vantagens e desvantagens de cada um. Também vamos conhecer um pouco da plataforma de dados do Azure.

Speaker(s):

  • Tiago Neves

Track and Room: Cloud Application Development Deployment - Sala 1


Title: Internals Always On

Abstract: Você ja parou para pensar no que acontece por tras dos panos no seu ambiente com Always on? Ou em como os dados são replicados para todos os nós? Ou como é o seu funcionamento quando temos subnets diferentes? Nesta sessão iremos mostrar o Always on sob uma outra ótica onde mostraremos “o porque” das coisas.

Speaker(s):

  • Suellen Moraes

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - Sala 4


Title: Query Performance vs ORM

Abstract: Sabemos o quanto os ORM(Object Relational Mapper) como NHynernate e Entity Framewor ajudam no desenvolvimento das aplicações, mas como fica a performance das queries no banco de dados? O que acontece quando aquela aplicação que era pequena começa a crescer, crescer e ficar lenta? Nessa sessão abordaremos esse assunto tão polêmico, quanto interessante e mostraremos algumas técnicas de como podemos ajudar os desenvolvedores a alcançarem a performance perfeita em seu banco de dados.

Speaker(s):

  • Marcel Inowe

Track and Room: Application Database Development - Sala 1


Speakers

This is a list of speakers from the XML Guidebook records. The details and URLs were valid at the time of the event.

HENRIQUE MAURI

Twitter: - https://www.twitter.com/hgmauri

LinkedIn: HENRIQUE MAURI

Bacharel em Sistemas de Informação atuando como arquiteto de software e tech lead com foco em cloud e inovação, tendo mais de 12 anos de experiência trabalhando em projetos escaláveis com qualidade, escalabilidade e performance sendo meus princípios profissional.

  • Tecnologias: ASP.NET, C#, .NET Core 2+, Angular 7+, TypeScript, Node.js, SignalR, EntityFramework, Dapper, Web API, HTML5, CSS3, JavaScript, VSTS, ElasticSearch, RabbitMq, Design Patterns, Cibersegurança, DevOps, SCRUM, Azure, qualidade e performance de sistemas.

  • MCSA: Web Applications

Orlando Gomes

Twitter: - orlandomaiuri

LinkedIn: Orlando Gomes

Contact: https://medium.com/@orlandogomes_13207

Consultor de BI na Lambda3, possui mais de 4 anos de atuação no mercado tecnologias Microsoft, focado no suporte e implementação em plataformas Windows Server e SharePoint Server, é graduando do 5 º Ano de Engenharia Mecatrônica pela FIAP, é Microsoft MSP e MVP Data Platform, onde trabalha com ações para compartilhamento de conhecimento no meio profissionais e acadêmico.

Sulamita Dantas

Twitter: - @suladantas

LinkedIn: Sulamita Dantas

Contact: http://www.sulamitadantas.com.br

Sulamita Dantas é formada em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Unibh. Possui experiência como DBA SQL Server, Analista Protheus e Analista BI. Atualmente é MVP Data Plataform (Microsoft Most Valuable Professional), Lider do Local Group SQL BH, Co-Organizadora do Grupo Random Hacks
Conselheira Fiscal da ONG MTAC. Apaixonada por Ciclismo!

ALISSON SENA

LinkedIn: ALISSON SENA

Contact: https://www.alissonsena.com/

Mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de projetos utilizando tecnologias .net para várias áreas de negócio (varejo, indústria, saúde, logística). Atuando sempre desde o levantamento de requisitos, definição das tecnologias até a codificação do projeto. Atualmente atuo como líder de equipe em projetos utilizando Xamarin e tecnologias para aplicações e serviços WEB.

Rodrigo Crespi

Twitter: - sqlcrespi

LinkedIn: Rodrigo Crespi

Contact: http://sqlcrespi.com

Rodrigo Crespi is Microsoft Data Platform MVP, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA and MCP in SQL Server. Also, he has certifications in .NET Framework, Dynamics CRM, among others. He started working with SQL Server on version 6.5 as a developer and then opted for working especially with database administration. Nowadays he is a partner in CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados and university professor at Uniftec – Caxias do Sul. Author of many published articles on websites and magazines about SQL Server and software engineering, he runs a YouTube channel named SQLCrespi and a personal blog called SQLCrespi, too. Rodrigo is the founder of SQL Server RS PASS Chapter in Rio Grande do Sul – Brazil and a Chapter Leader

Rocio Cairo Presepi

LinkedIn: Rocio Cairo Presepi

Rocío has over 7 years of experience on analytics area, focused on fraud investigation, audit and finance areas. She is argentinean and is currently working at General Motors Brasil. She is a person that has been hardly working on developing an analytics culture on GM by the use of Power BI apps.

Suellen Moraes

LinkedIn: Suellen Moraes

Formada Tecnologia em banco de dados pós graduada em gestão de TI e formação em coaching. Auxiliando pessoas a se conhecerem, se transformarem e alcançar os seus sonhos e objetivos. Atualmente coordenadora de banco de dados com experiência em gestão corporativa de pessoas, administração de Banco de Dados SQL Server desde a versão 2000, tendo como foco principal Administração das Bases, Tunning, troubleshooting, utilizaçãodo do SSIS, diagnosticar problemas no sistema, garantir alta disponibilidade do ambiente, estudo de viabilidade de ambientes, análise de consultas visando otimizar o desempenho dos processos, planejar a arquitetura para novos projetos e melhoria para os ja existentes no ambiente.

Igor Santos de Paula

LinkedIn: Igor Santos de Paula

Administrador de bancos de dados em ambientes 24x7, sem janela de manutenção. Possui experiencia em instituições financeiras e de e-commerce. Atua na empresa líder em soluções de pagamento e serviços financeiros para e-commerce na América Latina. Entusiasta do Cosmos DB.

Marcus Vinícius Bittencourt

Twitter: - http://twitter.com/mvbitt

LinkedIn: Marcus Vinícius Bittencourt

Contact: http://isqlserver.wordpress.com

MVP Data Platform, PASS Regional Mentor, Chapter Leader do SQL Server RS. DBA especializado em infraestrutura, troubleshooting. Trabalha com SQL Server há mais de 10 anos. SQL Performance Counters and Storage Expert, powershell, speaker na comunidade SQL Server em eventos como SQLSaturday, 24HOP, CMG, Eventos de Chapters Locais e Virtuais, dentre outros…

Tiago Neves

Twitter: - tiagolneves

LinkedIn: Tiago Neves

Contact: http://www.tiagoneves.net/blog

Sou MTAC, Local Group Leader SQL SERVER - ES, atualmente trabalho como consultor SQL Server na Eiti Soluções Gestão de TI, atendendo clientes de todo o Brasil. Tenho um blog sobre SQL Server http://www.tiagoneves.net/blog/

Thiago da Silva Adriano

Twitter: - @programadriano

LinkedIn: Thiago da Silva Adriano

Contact: https://medium.com/@programadriano

Microsoft (MVP), atualmente trabalha como Arquiteto de Software para TV Bandeirantes. Nesses últimos anos, focou nas tecnologias criadas pela Microsoft, mas sempre esteve antenado para as novas tecnologias que estão surgindo no mercado. Em um breve resumo, é uma pessoa apaixonada pelo que faz, tem a sua profissão como hobby.

Luiz Henrique Garetti

Twitter: - luizhgaretti

LinkedIn: Luiz Henrique Garetti

Contact: https://dataisbig.com.br/

Arquiteto de Soluções Big Data no Itáu, Bacharel em Ciência da Computação com MBA em Big Data. Palestrante em eventos de tecnologia com participações nacionais como São Paulo, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Caxias do Sul, Joinville e internacionais como Bogotá-Colômbia. Nas horas vagas… curto pegar a estrada de moto, é o meu limpa cache :) Entusiasta do Ecossistema Big Data, o qual dedica horas de estudos em tecnologias emergentes, compartilhando um pouco no blog www.dataisbig.com.br

Rafael Mendonça

Twitter: - rafaelmpsantos

LinkedIn: Rafael Mendonça

Contact: https://www.rafaelmendonca.com

Microsoft MVP Data Platform. Cearense, Contador, Sócio na RL Contabilidade e RL Inteligência de Negócios. Atuando atualmente em Business Inteligence com o uso do POWER BI. MCSA BI Repporting, MCT. Membro ativo das comunidades Power BI no Brasil.

Renato Groffe

Twitter: - https://twitter.com/renatogroff

LinkedIn: Renato Groffe

Contact: https://medium.com/@renato.groffe/

Consultor em atividades voltadas ao desenvolvimento de sistemas há mais de 15 anos. Microsoft MVP (Most Valuable Professional) e participante do programa MTAC (Multi-Plataform Technical Audience Contributor). Bacharel em Sistemas de Informação, com Especialização em Engenharia de Software e MBA em Business Intelligence. Também é palestrante e autor técnico em portais e revistas especializadas, com foco em tecnologias Microsoft e boas práticas na área de software.

Fabiano Amorim

Twitter: - mcflyamorim

LinkedIn: Fabiano Amorim

Contact: http:\blogfabiano.com

Fabiano Amorim is a Data Platform MVP that loves to conquer complex, challenging problems—especially ones that others aren’t able to solve. He first became interested in technology when his older brother would bring him to his work meetings at the age of 14. With over a decade of experience, Fabiano is well known in the database community for his performance tuning abilities. When he isn’t working, he loves to read and spend time with his family.

Diemerson Campos

LinkedIn: Diemerson Campos

Consultor e Administrador de bancos de dados especialista em SQL Server, graduado em Bancos de dados e pós-graduado em Segurança da informação a mais de 7 anos trabalhando com bancos de dados SQL Server.

Vitor Fava

Twitter: - sqlservermaniacs

LinkedIn: Vitor Fava

Contact: https://www.vitorfava.com

I’m a DBA with extensive experience in the areas of Database and Information Technology, working on planning, implementation, and maintenance of large corporate database servers. I have several professional certifications and good experience in development activities and management of entrepreneurial environments using SQL SERVER. I’m a speaker at various technology events such as SQLSaturday, The Developers Conference, InteropMix and also in various discussion groups focused on database technology. I teach advanced training in SQL Server and Azure SQL Database and also acting as MCT in Microsoft official training. I’m the Chapter Leader of SQLManiacs PASS chapter.

Meirieli Ribeiro

LinkedIn: Meirieli Ribeiro

Contact: http://www.bidoconceitoapratica.com.br/

Meirieli Ribeiro é uma consultora da área de TI com foco em Data Analytics.

Trabalha com o conceito de BI simples, prático e estratégico, tanto para analista de negócios quanto para desenvolvedores. Grande adepta do UX/UI e DEV experience.

Já atuou em diversos projetos no Brasil, sendo um dos mais recentes um internacional, prestando consultoria de Power BI para um grande banco apoiador de projetos da América Latina.

Além disso, ministra treinamentos de Power BI, atendendo as vertentes de analistas de negócios, gestores e analistas técnicos.

Mantém o blog BI – Do conceito à Prática, onde escreve sobre boas práticas e oferece dicas de desenvolvimento para quem está começando na ferramenta.

Alexandre Soteras

PFE Data Insights - Microsoft.

Wiluey Sousa

LinkedIn: Wiluey Sousa

Profissional com 14 anos de experiência em administração e liderança de times de Infraestrutura e Banco de Dados (On Premises e Azure) SQL Server, DB2 Luw, MySQL, PostgreSQL e Sybase. Pós-Graduando em Gestão de TI Cloud Computing pela UFSCar.

Sou entusiasta de todo tipo de tecnologia aplicada a banco de dados, procuro sempre estar por dentro das features e do que elas podem facilitar a minha vida (rs!).

Acredito na troca de experiências com outros profissionais como um ótimo disseminador do conhecimento e impulsionador de carreira.

Nilton Kazuyuki Ueda

LinkedIn: Nilton Kazuyuki Ueda

Nilton Ueda trabalha como Analista de BI Sênior ajudando as empresas a melhorar o processo de decisão através de melhores práticas de visualização de dados, construindo painéis de analise de dados e dashboards eficientes. Tem experiência em empresas multi nacionais conhecidas. É conhecido nacionalmente por disseminar e evangelizar a pratica de BI com a plataforma Tableau e é Alteryx Designer Core Certified.

Fabio Cotrim

LinkedIn: Fabio Cotrim

Contact: https://dbabrasil.net.br

Especialista em TI, com sólida atuação no desenvolvimento e manutenção de bancos de dados Microsoft SQL Server, nas versões 2000 à 2019. Atuação na integração, réplica e sincronia de dados em ambientes de alta disponibilidade. Implantação de ambientes de alta disponibilidade, utilizando o AlwaysOn. Experiência na realização de tunning e análise de segurança de bancos de dados. Atuação em projetos voltados à gestão das áreas de Marketing, Publicidade, Finanças, Contábil, Fiscal, Logística, Vendas, Suprimentos, Manufatura e Gestão de Pessoal.

Reginaldo Silva

LinkedIn: Reginaldo Silva

Contact: https://blogdojamal.wordpress.com/

Estudou ciências da computação Apaixonado por tecnologia MCSE: Data Management and Analytics MCSA: SQL 2016 Database Development MCP SQL Server 2012 e 2016 MTAC - Multi-Platform Audience Contributor

Marcel Inowe

Twitter: - https://twitter.com/inowe_br

LinkedIn: Marcel Inowe

Contact: http://4sqlserver.wordpress.com

Trabalhando com TI desde 2002, no início da carreira dediquei bons anos ao desenvolvimento de software. Em 2006 conheci o SQL Server ainda como desenvolvedor e desde 2010 tenho dedicação exclusiva a ferramenta.

Gustavo Gattass

Gerente de Produto na Microsoft Brasil responsável pelo SQL Server, serviços de dados e inteligência artificial no Azure.

Gustavo Moura Fé

Twitter: - https://twitter.com/GustavoMouraFe

LinkedIn: Gustavo Moura Fé

Contact: https://comunidadesqlserver.wordpress.com/

Gustavo [Guzz] Moura Fé Maia é um SQL Geek viciado em automatização e performance tuning. É um dos autores do blog Comunidade SQL Server onde gosta de escrever sobre programação em T-SQL, powershell e segurança. Quando não está com uma caneca de café, estudando sobre tecnologia, está com uma caneca de café fazendo outra coisa.

João Polisel

João Polisel is a Sr Technical Advisor supporting SQL Server engine at Microsoft CSS.

Diego Miranda

LinkedIn: Diego Miranda

Formado em Sistemas de Informa#231;#227;o pela Faculdade Inf#243;rium de Tecnologia - Belo Horizonte-MG e MBA em Gest#227;o Estrat#233;gica de TI pela Funda#231;#227;o Get#250;lio Vargas - Rio de Janeiro-RJ. Trabalho desde 2004 com suporte e consultoria em bancos de dados Microsoft SQL Server e ambientes Windows Server. Trabalhei durante 4 anos com suporte em bancos de dados Oracle em ambiente Linux, Unix e Windows Server. Desde Mar#231;o de 2012 atuo como Premier Field Engineer na Microsoft.

Fabrício Lima

Twitter: - fabriciodba

LinkedIn: Fabrício Lima

Contact: http://fabriciolima.net/blog/

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo, trabalha com SQL Server desde 2006 e possui certificações desde a versão do SQL Server 2000. Em 2017 foi reconhecido pela Microsoft como MVP Data Platform.

Após trabalhar por 10 anos como funcionário de uma grande empresa, em 2014 fundou a Power Tuning, que se tornou uma consultoria referência no Brasil na plataforma de dados da Microsoft (DBA e BI).

Também mantem um blog sobre SQL Server em: www.fabriciolima.net/blog

Fabiano Amorim

Twitter: - mcflyamorim

LinkedIn: Fabiano Amorim

Contact: http:\blogfabiano.com

Fabiano Amorim is a Data Platform MVP that loves to conquer complex, challenging problems—especially ones that others aren’t able to solve. He first became interested in technology when his older brother would bring him to his work meetings at the age of 14. With over a decade of experience, Fabiano is well known in the database community for his performance tuning abilities. When he isn’t working, he loves to read and spend time with his family.

Igor George Abdo

Twitter: - https://www.linkedin.com/in/igorgeorgeabdo/

LinkedIn: Igor George Abdo

Contact: https://bidoconceitoapratica.wordpress.com/

Na área de TI, implantação de BI (Business Intelligence). Qlikview. Em PowerBI (Business Intelligence), uso de tratamento de dados (ETL), linguagem M e Dax. Experiência em Gerenciamento de Projetos. Estudo e aplicação da Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Conhecimento em E-mail Marketing e gestão de Intranet. Conhecimento em Microsoft Dynamics AX (ERP).

Wagner Crivelini

Twitter: - @wcrivelini

LinkedIn: Wagner Crivelini

Contact: http://www.databasecast.com.br

Consultor Sênior da Microsoft, na área de Data AI para América Latina. Especialista em bancos de dados, é colunista em diversos portais de TI do Brasil e do exterior, com mais de 100 artigos técnicos publicados. É também co-produtor do DatabaseCast, primeiro podcast brasileiro sobre bancos de dados.

Allan Rodrigues

LinkedIn: Allan Rodrigues

Atuo no mercado de TI há 10 anos como Desenvolvedor, Desenvolvedor de Banco de Dados e games. Apaixonado por tecnologia e novidades!

Leandro Domingues

Twitter: - delbussoweb

LinkedIn: Leandro Domingues

Microsoft Data Platform MVP, MongoDB Ambassador, Evangelist e Certified Trainer, membro do MongoDB Advocacy Hub, Top 50 Neo4j Certified, também tem grande experiência em MS SQL Server. Atualmente é Head of NoSQL Solutions na Dataside e Founder da Cluster Consultoria, uma empresa dedicada a oferecer soluções NoSQL. Entusiasta de tecnologias open-source, bigdata e NoSQL. Mais de 18 anos de experiência em desenvolvimento de aplicações e manutenção de grandes volumes de dados.

Dirceu Resende

Twitter: - https://twitter.com/dirceuresende

LinkedIn: Dirceu Resende

Contact: https://www.dirceuresende.com

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Metodista Granbery como aluno destaque, reconhecido pela Sociedade Brasileira da Computação, Pós-Graduando em Engenharia de Software na PUC Minas e Microsoft MVP.

Atualmente trabalha como Consultor SQL Server e BI, e passa seu tempo livre com Deus e sua família, assistindo séries, jogando videogame e é claro, estudando e postando no seu blog sobre Desenvolvimento, BI e Banco de Dados

Jhonathan S Soares

LinkedIn: Jhonathan S Soares

Contact: https://codigosimples.net

Com mais de 10 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft em Developers Technologies, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist Ambassador .

Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes.

Arthur Luz

Twitter: - @arthurjosemberg

LinkedIn: Arthur Luz

MCSE - Data Managment and Analytics, Especialista na suite de BI da Micorsoft, Analista Sênior em Modelagem e implementação de projetos de BI, Instrutor Oficial Microsoft [MCT], Desenvolvedor de Soluções usando tecnologias de Big Data, Articulista técnico da revista SQL Magazine e blog Data’s Light e Palestrante da comunidade Microsoft vinculado ao PASS. Atua hoje como Chief Data Officer at Data’s Light.

Gabriel Pereira

LinkedIn: Gabriel Pereira

I have been working in IT since 2009, starting my journey with SQL Server in 2011. Since that year my focus has always been on SQL Server administration, always seeking to improve my knowledge of how SQL Server and related technologies work. I have always followed the development of SQL Server during these years, trying to learn and implement the new features offered in different versions of the product.

Thiago Zavaschi

Twitter: - @zavaschi

Contact: http://www.zavaschi.com

Thiago is master in computer science (pattern recognition area). Worked for a Microsoft Partner as SQL Server group lead, implementing BI solutions (PowerPivot, SSAS, etc) and another consulting tasks related to SQL Server like query tuning and clustering. Now works for a Microsoft as Premier Field Engineer (BI/DW) and is a former SQL Server MVP.

Marcio Junior

MCSA SQL Server Consultant at Dataside Soluções em Banco de Dados

William Lino Oliveira

Twitter: - @WilloniL

LinkedIn: William Lino Oliveira

DBA SQL Server à 5 anos. Trabalha atualmente em uma grande instituição financeira. Possui as certificações MCSE: Data Management and Analytics.

Sergio Passos

Twitter: - sergiodfp_ms

LinkedIn: Sergio Passos

10 anos de sólida experiência em desenvolvimento, análise e administração de banco de dados corporativos relacionais ou não-relacionais. Foco em Cloud utilizando AWS/Azure, Performance Tuning, Ciência de Dados, BI e Mentoring em Data Platform.

Sponsors

The following is a list of sponsors that helped fund the event:

Back to the SQLSaturday Event List

Back to the home page