SQLSaturday #879 - Cuiabá 2019

Event Date: 07/13/2019 00:00:00

Event Location:

  • UNIVAG Centro Universitário de Várzea Grande
  • Avenida Dom Orlando Chaves, 2655 - Cristo Rei, Várzea Grande - MT
  • Cuiabá, State of Mato Grosso, Brazil

PDF of Schedule

This event has completed. All data shown below is from the historical XML public data available.

If there are any data quality issues or corrections needed, please contact the webmaster for this site or submit a pull request for the appropriate file(s).


Sessions

This is a list of sessions from the event, based on the schedule in the XML files.


Title: Segurança de dados, análise de desempenho e metodologia para planejamento de capacidade

Abstract: A atividade de medição, análise e previsão de desempenho de sistemas de computação têm se tornado muito complexa.

Que parâmetros medir? Como verificar sua precisão? Eles são ou não os indicadores significativos de desempenho? Estas perguntas precisam ser constantemente discutidas.

A capacidade atual de um sistema de processamento de dados pode ser estimada medindo-se seu desempenho no nível corrente de utilização, e extrapolando-se para aquele que seria o nível de máxima utilização permissível.

O Planejamento de Capacidade exerce uma atividade de vital importância para o bom desempenho do ambiente, uma vez que torna possível a especificação e o acompanhamento da configuração de hardware adotada, procurando extrair do equipamento o máximo de rendimento.

Speaker(s):

  • Roberto Santos

Track and Room: Enterprise Database Administration Deployment - 1102


Title: Power BI + linguagem R: mais poder em suas mãos

Abstract: Você sabia que a Liguem R e uma das linguagens mais utilizadas pelos Cientistas de dados? Sabia também que é possível executar scripts do R diretamente no Power BI Desktop? Esta é a sua chance de iniciar o seu primeiro projeto de Data Science.

Speaker(s):

  • Paulo Ricardo Santos

Track and Room: Advanced Analysis Techniques - 1102


Title: [Tableau] Compartilhando insights com sua organização com Tableau Server

Abstract: Todo projeto chega(ou deveria) chegar na etapa de finalmente realizar os deploys dos dashboards de dados analiticos com as demais áreas de negocio da empresa. O Tableau Server é uma plataforma de gerenciamento e compartilhamento de dashboards, aliada com a arquitetura de segurança que a sua empresa e uma camada adicional de segurança à nível de linha na sua base de dados. Vamos ver o funcionamento da plataforma na prática?

Speaker(s):

  • Nilton Kazuyuki Ueda

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - 1102


Title: NoSQL Principios e Conceitos com Cosmos DB

Abstract: NoSQL Principios e Conceitos com Cosmos DB

Speaker(s):

  • Igor Santos de Paula

Track and Room: Professional Development - Auditorio


Title: Modelando em Document Model - Além do NoJoin!

Abstract: Já pensou que utilizar NoSQL é além de simplesmente migrar dados de uma lado para o outro? Nesta sessão veremos dicas para modelar corretamente seus dados e também as armadilhas que podem nos pegar pelo caminho. Além do NoJoin é conhecer as estruturas de dados e como utilizá-las para tirarmos o melhor que modelo de documentos: performance!

Speaker(s):

  • Leandro Domingues

Track and Room: Strategy and Architecture - Auditorio


Title: O que há de novo para os desenvolvedores no Visual Studio 2019

Abstract: Nessa talk vamos falar sobre as novidades do Visual Studio 2019 para desenvolvimento de softwares e aplicativos móveis.

Speaker(s):

  • Rafael Moura

Track and Room: Application Database Development - 1102


Title: DevOps for Azure SQL Databases

Abstract: Nessa sessão apresentaremos fim a fim como adicionar projetos de Azure Sql Databases dentro da cultura DevOps, nos ciclos de integração e entrega contínua (CI/CD) utilizando as ferramentas Azure DevOps e Visual Studio + SSDT.

Speaker(s):

  • Sidney Cirqueira

Track and Room: Application Database Development - Auditorio


Title: Dicas e Truques para Aumentar sua Produtividade com o SSMS

Abstract: Nesta sessão irei demonstrar uma serie de dicas que ajudarão o profissional a obter uma produtividade maior ao se trabalhar com o SSMS, além de demonstrar ferramentas que são muito uteis para ajudar o mesmo nas tarefas diárias.

Speaker(s):

  • Fernando Avelãs

Track and Room: Enterprise Database Administration Deployment - Auditorio


Title: Preparando uma base de teste com docker

Abstract: Nessa sessão apresentaremos uma forma de exportar os dados de uma base de produção do Azure SQL Database para gerar uma base de testes em docker a ser consumida localmente, utilizando as ferramentas Git, Azure Container registries, Azure DevOps e Azure Storage.

Speaker(s):

  • William Amorim

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - 1102


Title: Azure SQL Database - Scaling In e Scaling Out através do elastic pool

Abstract: Nesta sessão discutiremos como configurar o elastic pool do Azure SQL Database para gerenciar a utilização de recursos e garantir alta performance e estabilidade de seus bancos de dados hospedados no Azure.

Speaker(s):

  • Vitor Fava

Track and Room: Cloud Application Development Deployment - Auditorio


Speakers

This is a list of speakers from the XML Guidebook records. The details and URLs were valid at the time of the event.

William Amorim

Twitter: - williamthiago

LinkedIn: William Amorim

Developer com quase 20 anos de estrada, atuando em projetos de setores públicos e privados. Esportista de vídeo game e exímio degustador de churrascos.

Roberto Santos

Twitter: - RobertoSantosBH

LinkedIn: Roberto Santos

Roberto de Souza Santos, MSc, proprietário/consultor na RSS Informática Ltda. Consultoria/treinamento/implantação em tecnologias Microsoft, principalmente SQL Server desde 1995 (versão 4.21). Foco em ajuste de desempenho e planejamento de capacidade de ambientes críticos OLTP ou de DW, em diversos clientes da área financeira, energia, saúde, entre outros.

Sidney Cirqueira

LinkedIn: Sidney Cirqueira

Contact: https://medium.com/@sidneyocirqueira

Atuando a 9 anos no mercado de Tecnologia da Informação. Analista de Dados AI na Lanlink, atualmente focado em engenharia de dados e soluções de inteligência artificial no ambiente Microsoft Azure. Participante ativo das Comunidades SQL Server DF, Brasilia Data Group, BSB IA, Data Science, BigData Analytics e palestrante iniciante em eventos de Plataforma de Dados e Analytics. Possuo as certificações: Azure Data Scientist Associate, Azure Data Engineer Associate, Azure Fundamentals e MCSA - SQL 2016 Database Administrator. Participante ativo das comunidades: [SQL Server DF], [Brasilia Data Group] e [BSB IA, Data Science, BigData Analytics].

Paulo Ricardo Santos

LinkedIn: Paulo Ricardo Santos

Contact: https://www.paulorsantos.com

Profissional da área de Tecnologia da Informação com mais de 10 anos de experiência e vivência no exterior. Graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós graduando em Business Intelligence e Big Data. Palestrante de inovação e tecnologia nacional e internacional

Vitor Fava

Twitter: - sqlservermaniacs

LinkedIn: Vitor Fava

Contact: https://www.vitorfava.com

I’m a DBA with extensive experience in the areas of Database and Information Technology, working on planning, implementation, and maintenance of large corporate database servers. I have several professional certifications and good experience in development activities and management of entrepreneurial environments using SQL SERVER. I’m a speaker at various technology events such as SQLSaturday, The Developers Conference, InteropMix and also in various discussion groups focused on database technology. I teach advanced training in SQL Server and Azure SQL Database and also acting as MCT in Microsoft official training. I’m the Chapter Leader of SQLManiacs PASS chapter.

Igor Santos de Paula

LinkedIn: Igor Santos de Paula

Administrador de bancos de dados em ambientes 24x7, sem janela de manutenção. Possui experiencia em instituições financeiras e de e-commerce. Atua na empresa líder em soluções de pagamento e serviços financeiros para e-commerce na América Latina. Entusiasta do Cosmos DB.

Leandro Domingues

Twitter: - delbussoweb

LinkedIn: Leandro Domingues

Microsoft Data Platform MVP, MongoDB Ambassador, Evangelist e Certified Trainer, membro do MongoDB Advocacy Hub, Top 50 Neo4j Certified, também tem grande experiência em MS SQL Server. Atualmente é Head of NoSQL Solutions na Dataside e Founder da Cluster Consultoria, uma empresa dedicada a oferecer soluções NoSQL. Entusiasta de tecnologias open-source, bigdata e NoSQL. Mais de 18 anos de experiência em desenvolvimento de aplicações e manutenção de grandes volumes de dados.

Rafael Moura

LinkedIn: Rafael Moura

Xamarin Microsoft MVP

Nilton Kazuyuki Ueda

LinkedIn: Nilton Kazuyuki Ueda

Nilton Ueda trabalha como Analista de BI Sênior ajudando as empresas a melhorar o processo de decisão através de melhores práticas de visualização de dados, construindo painéis de analise de dados e dashboards eficientes. Tem experiência em empresas multi nacionais conhecidas. É conhecido nacionalmente por disseminar e evangelizar a pratica de BI com a plataforma Tableau e é Alteryx Designer Core Certified.

Fernando Avelãs

Twitter: - @AvelasFernando

LinkedIn: Fernando Avelãs

Contact: http://www.kadomsolutions.com.br

Atua no ramo de tecnologia há mais de 10 anos. Formado em Sistemas de Informação. Possui certificações MCP e MCSA 2016 em SQL Server. Trabalha como Coordenador de Produção, DBA´s e BI de uma empresa de Telecom de Médio Porte. Apaixonado por Bancos de Dados, em especial o SQL Server. Fundador da empresa Kadom Solutions, consultoria especializada em administração, monitoramento, cloud e treinamentos para bancos de dados.

Sponsors

The following is a list of sponsors that helped fund the event:

Back to the SQLSaturday Event List

Back to the home page