SQLSaturday #834 - Caxias do Sul 2019

Event Date: 06/22/2019 00:00:00

Event Location:

  • Gustavo Ramos Sehbe
  • Gustavo Ramos Sehbe, 107 Caxias do Sul - RS
  • Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil

PDF of Schedule

This event has completed. All data shown below is from the historical XML public data available.

If there are any data quality issues or corrections needed, please contact the webmaster for this site or submit a pull request for the appropriate file(s).


Sessions

This is a list of sessions from the event, based on the schedule in the XML files.


Title: SQL Server 2019 Big Data Clusters

Abstract: Os clusters de Big Data podem ser implantados em qualquer nuvem onde exista um serviço gerenciado do Kubernetes, como o Azks Kubernetes Service (AKS) ou em clusters Kubernetes locais, como o AKS no Azure Stack. Os serviços de gerenciamento integrados em um cluster de big data fornecem análise de log, monitoramento, backup e alta disponibilidade por meio de um portal do administrador, garantindo uma experiência de gerenciamento consistente em todos os locais onde um cluster de big data é implantado. Os clusters de big data do SQL Server 2019 fornecem uma plataforma de AI completa para fornecer os aplicativos inteligentes que ajudam a tornar qualquer organização mais bem-sucedida. Nesta sessão, vamos aprofundar um pouco mais nesse assunto, entendendo (na teoria e na pratica) essa nova funcionalidade do SQL Server 2019.

Speaker(s):

  • Luiz Henrique Garetti

Track and Room: Enterprise Database Administration Deployment - Anfiteatro


Title: Tuning no SQL Server 2019 - Quais as novidades?

Abstract: SQL Server 2019 está ai com várias novidades direcionadas a otimizações. Veremos nessa sessão o que esperar e como utilizar os novos recursos de tuning no SQL2019.

Speaker(s):

  • Fabiano Amorim

Track and Room: Application Database Development - Auditorio


Title: Configurando a infraestrutura para uma FCI do SQL Server no Azure

Abstract: Será demonstrado como configurar a infraestrutura de uma FCI (Instância de Cluster de Failover) do SQL Server no Microsoft Azure. Esta solução utiliza Espaços de Armazenamento Direto do Windows Server 2016 (S2D) como uma SAN virtual baseada em software nas Máquinas Virtuais do Microsoft Azure e uma estrutura de LoadBalancing do mesmo, para alta disponibilidade de conexões.

Speaker(s):

  • Tiago Crespi

Track and Room: Enterprise Database Administration Deployment - Anfiteatro


Title: Arquitetura Kappa com Apache Kafka, Azure Databricks e Delta Lake

Abstract: A arquitetura kappa é a forma mais simples e mais eficiente para a construção de um Data Pipeline, a alguns meses atrás o Delta Lake foi lançado como Open-Source, fazendo com que todos os conceitos de BI, Data Mart, Data Warehouse fossem redefinidos. Se estiver interessado em aprender arquiteturas de empresas como Airbnb, Netflix, Waze, Nasa, Spotify venha para essa sessão.

Speaker(s):

  • Luan Moreno Medeiros Maciel

Track and Room: Analytics and Visualization - Auditorio


Title: Entendendo o que são Window Functions e como ganhar desempenho nas suas consultas

Abstract: Nesta sessão entenderemos o que são as Window Functions e como podemos usar este recurso para conseguirmos um ganho de desempenho nas consultas e, de quebra, uma maior produtividade ao empregá-las.

Speaker(s):

  • LOGAN MERAZZI

Track and Room: Application Database Development - Anfiteatro


Title: Power BI - Dicas e Truques para turbinar seu Dashboard

Abstract: Nessa sessão vamos explorar dicas e truques para turbinar sei Dashboard, imagens, ícones, layout, templates, marcadores e DAX para sair do Dashboard tradicional para um Dashboard profissional.

Speaker(s):

  • Rodrigo Dornel

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - Auditorio


Title: BSoD - Blue Screen of Death

Abstract: Quem nunca sofreu com uma Tela Azul da Morte não sabe o que é ter fogo no parquinho, você estar em chamar, a empresa estar em chamas e descobrir que o parquinho na verdade é o inferno. Vamos tentar achar o motivo que levou sua solução de alta disponibilidade ser acionada? Por onde começar a análise? O que você precisa para ter um dump?

Speaker(s):

  • Ricardo Leka

Track and Room: Enterprise Database Administration Deployment - Sala de Aula


Title: Entregando aplicações legadas client-server com alto desempenho no Azure

Abstract: Com advento da nuvem, existem diversas empresas migrando suas aplicações para nuvem, mas em diversos cenários possuímos aplicações legadas que não “nasceram” para a nuvem, como continuar entregando essas aplicações com Alto desempenho? Nessa sessão mostraremos uma tecnologia para virtualização de aplicações no Azure e suas infinitas integrações.

Speaker(s):

  • Rafael Felipe

Track and Room: Strategy and Architecture - Sala de Aula


Title: Aumentando a performance do Azure SQL Database utilizando o Hyperscale

Abstract: O hyperscale é uma nova camada de servico que aproveita a arquitetura do Azure para escalar horizontalmente o armazenamento e recursos de computação para um SQL Database além dos limites disponíveis para uso geral. Nesta sessão discutiremos como funciona essa nova camada e quais as vantagens em sua implementação.

Speaker(s):

  • Vitor Fava

Track and Room: Cloud Application Development Deployment - Auditorio


Title: Conhecendo SQL Azure Intelligent Insights

Abstract: Conhece o Azure Intelligent Insights? Esse recurso permite que você monitore seu SQL Azure ou Managed Instance utilizando Inteligência Artificial para detectar eventos que causam baixo desempenho. Nesta palestra aprenderemos como utilizar e configurar este recurso e como ler os Logs de recomendações de otimização.

Speaker(s):

  • Wiluey Sousa

Track and Room: Cloud Application Development Deployment - Anfiteatro


Title: SQL Server PolyBase - Como integrar meu banco de dados relacional com NoSQL e BigData

Abstract: Com a consolidação das arquiteturas em Nuvem e Big Data os sistemas tradicionais estão cada vez mais integrados e interagindo com sistemas não estruturados. Nessa sessão o MVP Rodrigo Dornel irá mostrar como integrar o SQL Server com novas tecnologias, através de PolyBase, External Tables, JSON e Python.

Speaker(s):

  • Rodrigo Dornel

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - Auditorio


Title: Hacking SQL Server 2

Abstract: Como garantir a segurança de seu ambiente de banco de dados SQL Server​? Nesta sessão vamos revisitar os conceitos de segurança, onde são aplicados, como evitar invasões e acessos indevidos. ​Veremos de que forma o SQL Server pode ser configurado para previnir o ambiente de ataques e como muitas vezes configurações equivocadas podem ser exploradas.​ Simularemos uma invasão ao SQL Server explorando alguns conceitos mal interpretados ou configurados e algumas vulnerabilidades que passam despercebidas no ambiente.

Speaker(s):

  • Marcus Vinícius Bittencourt

Track and Room: Enterprise Database Administration Deployment - Auditorio


Title: SQL SERVER on Linux: Breaking paradigms

Abstract: Está curioso para saber como o melhor banco de dados do mundo agora roda no Linux? Nesta sessão veremos como instalar, configurar e executar o SQL SERVER no Linux e quais as principais diferenças no nosso dia a dia como DBAs utilizando um Sistema Operacional completamente diferente do que estamos acostumados!

Speaker(s):

  • Marcelo Adade

Track and Room: Enterprise Database Administration Deployment - Sala de Aula


Title: Let’s talk about Always On Availability Group

Abstract: Nesta sessão iremos entender o funcionamento e características da implementação do Always On Availability Group. Por que aderir e quais os benefícios do recurso em comparação com Failover Cluster Instance. Como ampliar a alta disponibilidade do meu ambiente e os principais cuidados que devemos ter na implementação. Quando devemos e quando esta funcionalidade é um bom recurso, qual arquitetura para implementação e as melhores práticas para administração e manutenção de ambientes com Availability Group.

Speaker(s):

  • Alex Ramos

Track and Room: Strategy and Architecture - Anfiteatro


Title: Big Data e Arquitetura Lambda

Abstract: Nesta sessão será possível entender os princípios por detrás do conceito de big data. Serão discutidos user cases e a arquitetura mais utilizada hoje para construção de projetos de dados: a arquitetura Lambda.

Speaker(s):

  • Arthur Luz

Track and Room: BI Platform Architecture, Development Administration - Sala de Aula


Title: Distributed Availability Groups - How to

Abstract: Gostaria de aumentar a funcionalidade dos Ags em mais do que um domínio (AD)? Quer que o seu AG receba dados de outro AG? Nesta sessão vamos ver qual o funcionamento básico dos Ags distribuídos, para que servem e que tipos de situações podemos resolver com eles.

Speaker(s):

  • Marcelo Adade

Track and Room: Enterprise Database Administration Deployment - Sala de Aula


Title: Hoje no SQLSaturday – Índices! Como vivem? Como se reproduzem?

Abstract:

  • O que são índices? Como eles trabalham? Quais são seus tipos?
  • Clustered e Non-Clustered – suas estruturas e como funcionam.
  • Por que os índices se fragmentam?
  • O que é Fillfactor? Como ele vive?
  • Diferença entre Rebuild e Reorganize. Quando usar?

Speaker(s):

  • Tiago Crespi

Track and Room: Application Database Development - Anfiteatro


Title: Managed Instance - Uma instância do SQL Server como serviço que você terá que conhecer

Abstract: Nessa palestra vou mostrar o que é o Managed Instance e como ele pode ajudar sua empresa a ir para o Azure como serviço sem ter que reescrever códigos do sistema. Nunca mais vai precisar atualizar Patch de Windows e migrar versão do SQL Server, além de ter a possibilidade de ter uma replica disponível para leitura para balancear a carga da produção.

Speaker(s):

  • Fabrício Lima

Track and Room: Cloud Application Development Deployment - Sala de Aula


Speakers

This is a list of speakers from the XML Guidebook records. The details and URLs were valid at the time of the event.

Vitor Fava

Twitter: - sqlservermaniacs

LinkedIn: Vitor Fava

Contact: https://www.vitorfava.com

I’m a DBA with extensive experience in the areas of Database and Information Technology, working on planning, implementation, and maintenance of large corporate database servers. I have several professional certifications and good experience in development activities and management of entrepreneurial environments using SQL SERVER. I’m a speaker at various technology events such as SQLSaturday, The Developers Conference, InteropMix and also in various discussion groups focused on database technology. I teach advanced training in SQL Server and Azure SQL Database and also acting as MCT in Microsoft official training. I’m the Chapter Leader of SQLManiacs PASS chapter.

Rafael Felipe

Twitter: - @rfelipesilva

LinkedIn: Rafael Felipe

Contact: http://www.rafaelfelipe.com

Microsoft Most Valuable Professional em Enterprise Mobility, VMware vExpert 2019 e Dell Principal Software Engineer - Expert em Remote Desktop Services, Virtualização de Aplicação e Enterprise VDI solution. Responsável por desenvolver e coordenar novas iniciativas de soluções de virtualização para a Dell IT. Profissional com mais de 10 anos de experiência em design, configuração e gerenciamento de infraestrutura de TI é certificado MCT (since 2009), MCSA, MCSE, MCITP, MCTS e também é Bacharel em Adm de Empresas com Gestão de TI e pós graduando em Gestão de equipe e liderança pela PUCRS. Rafael é líder da MSCop (Microsoft Community of Practices) na Dell.

Rodrigo Dornel

Rodrigo Dornel é MVP de Data Platform, MCT, MCSA, consultor na RDdornel Data Platform Experts e professor Universitário.

Wiluey Sousa

LinkedIn: Wiluey Sousa

Profissional com 14 anos de experiência em administração e liderança de times de Infraestrutura e Banco de Dados (On Premises e Azure) SQL Server, DB2 Luw, MySQL, PostgreSQL e Sybase. Pós-Graduando em Gestão de TI Cloud Computing pela UFSCar.

Sou entusiasta de todo tipo de tecnologia aplicada a banco de dados, procuro sempre estar por dentro das features e do que elas podem facilitar a minha vida (rs!).

Acredito na troca de experiências com outros profissionais como um ótimo disseminador do conhecimento e impulsionador de carreira.

Marcelo Adade

Twitter: - @marceloadade

LinkedIn: Marcelo Adade

Contact: http://www.dbbits.com.br

Marcelo is a Database Consultant at The Pythian Group. He has more than 10 years of experience in several Companies from different branches and sizes. Like financial companies, consultant shops, datacenters and e-commerce sites. Currently holds the MCSE, MCT and MCSA Microsoft Certifications and also the Oracle OCP. Loves technology and enjoys sharing his Database knowledge delivering presentations and official Microsoft Training Courses. Currently he is also the co-leader of the SQLMANIACS PASS User Group, based in Sao Paulo, Brazil

Alex Ramos

LinkedIn: Alex Ramos

DBA SQL Server no Grupo Boticáro. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação. Trabalho a 4 anos com Microsoft SQL Server. Atuei 3 anos no Suporte FrontLine da Microsoft na Equipe de Banco de dados. MCSA - Microsoft SQL Server 2016 Database Administration.

Luiz Henrique Garetti

Twitter: - luizhgaretti

LinkedIn: Luiz Henrique Garetti

Contact: https://dataisbig.com.br/

Arquiteto de Soluções Big Data no Itáu, Bacharel em Ciência da Computação com MBA em Big Data. Palestrante em eventos de tecnologia com participações nacionais como São Paulo, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Caxias do Sul, Joinville e internacionais como Bogotá-Colômbia. Nas horas vagas… curto pegar a estrada de moto, é o meu limpa cache :) Entusiasta do Ecossistema Big Data, o qual dedica horas de estudos em tecnologias emergentes, compartilhando um pouco no blog www.dataisbig.com.br

Arthur Luz

Twitter: - @arthurjosemberg

LinkedIn: Arthur Luz

MCSE - Data Managment and Analytics, Especialista na suite de BI da Micorsoft, Analista Sênior em Modelagem e implementação de projetos de BI, Instrutor Oficial Microsoft [MCT], Desenvolvedor de Soluções usando tecnologias de Big Data, Articulista técnico da revista SQL Magazine e blog Data’s Light e Palestrante da comunidade Microsoft vinculado ao PASS. Atua hoje como Chief Data Officer at Data’s Light.

Fabrício Lima

Twitter: - fabriciodba

LinkedIn: Fabrício Lima

Contact: http://fabriciolima.net/blog/

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo, trabalha com SQL Server desde 2006 e possui certificações desde a versão do SQL Server 2000. Em 2017 foi reconhecido pela Microsoft como MVP Data Platform.

Após trabalhar por 10 anos como funcionário de uma grande empresa, em 2014 fundou a Power Tuning, que se tornou uma consultoria referência no Brasil na plataforma de dados da Microsoft (DBA e BI).

Também mantem um blog sobre SQL Server em: www.fabriciolima.net/blog

Ricardo Leka

Twitter: - @bigleka

LinkedIn: Ricardo Leka

Contact: http://leka.com.br

Microsoft Certified Master e Microsoft Certified Solutions Master, Ricardo #233; uma das poucas pessoas do Brasil com o mais alto n#237;vel de certifica#231;#227;o Microsoft em SQL Server. Consultor SQL Server a mais de 15 anos, especialista em planejamento de ambientes de Alta disponibilidade e Recupera#231;#227;o de Desastre.

Rodrigo Dornel

Rodrigo Dornel é MVP de Data Platform, MCT, MCSA, consultor na RDdornel Data Platform Experts e professor Universitário.

Tiago Crespi

Twitter: - tiagocrespi

LinkedIn: Tiago Crespi

Trabalha a 4 anos como Administrador de Banco de Dados na CrespiDB - Soluções em Plataforma de Dados. Já atuo como desenvolvedor VB.NET, C++ e Delphi em empresas como Lojas Colombo, CWI Software e Lohr Sistemas Eletrônicos. Graduado em Sistemas de Informação | Especialista em Engenharia de Software | MCSE: Data Management and Analytics Palestrante em eventos e meetups relacionados à bancos de dados e desenvolvimento de software. Sendo alguns deles: SQLSaturday, SQL Server RS, .NET Caxias, etc.

Marcus Vinícius Bittencourt

Twitter: - http://twitter.com/mvbitt

LinkedIn: Marcus Vinícius Bittencourt

Contact: http://isqlserver.wordpress.com

MVP Data Platform, PASS Regional Mentor, Chapter Leader do SQL Server RS. DBA especializado em infraestrutura, troubleshooting. Trabalha com SQL Server há mais de 10 anos. SQL Performance Counters and Storage Expert, powershell, speaker na comunidade SQL Server em eventos como SQLSaturday, 24HOP, CMG, Eventos de Chapters Locais e Virtuais, dentre outros…

Marcelo Adade

Twitter: - @marceloadade

LinkedIn: Marcelo Adade

Contact: http://www.dbbits.com.br

Marcelo is a Database Consultant at The Pythian Group. He has more than 10 years of experience in several Companies from different branches and sizes. Like financial companies, consultant shops, datacenters and e-commerce sites. Currently holds the MCSE, MCT and MCSA Microsoft Certifications and also the Oracle OCP. Loves technology and enjoys sharing his Database knowledge delivering presentations and official Microsoft Training Courses. Currently he is also the co-leader of the SQLMANIACS PASS User Group, based in Sao Paulo, Brazil

Tiago Crespi

Twitter: - tiagocrespi

LinkedIn: Tiago Crespi

Trabalha a 4 anos como Administrador de Banco de Dados na CrespiDB - Soluções em Plataforma de Dados. Já atuo como desenvolvedor VB.NET, C++ e Delphi em empresas como Lojas Colombo, CWI Software e Lohr Sistemas Eletrônicos. Graduado em Sistemas de Informação | Especialista em Engenharia de Software | MCSE: Data Management and Analytics Palestrante em eventos e meetups relacionados à bancos de dados e desenvolvimento de software. Sendo alguns deles: SQLSaturday, SQL Server RS, .NET Caxias, etc.

LOGAN MERAZZI

Twitter: - @loganmerazzi

LinkedIn: LOGAN MERAZZI

Contact: http://blog.merazzi.com.br

Um DBA SQL Server que veio da área de infraestrutura, atuou como admin. de sistemas Windows, Linux (e HP-UX) e passou alguns anos na área de desenvolvimento. Conhece bem as áreas de uma empresa de tecnologia e suas interdependências e é um aficionado em automatização de processos

Luan Moreno Medeiros Maciel

Twitter: - @luansql

LinkedIn: Luan Moreno Medeiros Maciel

Contact: https://luanmorenodba.wordpress.com/ amp; http://www.sqlshack.com/author/luan-moreno-m-maciel/

Based out of Brazil, Luan Moreno credits his ability to solve problems to thinking critically before acting. He values working with a team because he and his clients can benefit from various perspectives and collaboration, particularly when faced with difficult issues. When Luan Moreno first became interested in technology, he didn’t have a mentor, so he made a commitment to teaching others in the community and sharing his knowledge through blogging, speaking engagements.

Luan Moreno is a addicted Brazilian blogger and speaker. SQL Server MCT, MCSE and MVP living in Brazil. Nowadays he#39;s a Database Consultant at Pythian, company based in Ottawa - Canada.#160;

Fabiano Amorim

Twitter: - mcflyamorim

LinkedIn: Fabiano Amorim

Contact: http:\blogfabiano.com

Fabiano Amorim is a Data Platform MVP that loves to conquer complex, challenging problems—especially ones that others aren’t able to solve. He first became interested in technology when his older brother would bring him to his work meetings at the age of 14. With over a decade of experience, Fabiano is well known in the database community for his performance tuning abilities. When he isn’t working, he loves to read and spend time with his family.

Sponsors

The following is a list of sponsors that helped fund the event:

Back to the SQLSaturday Event List

Back to the home page