SQLSaturday #715 - Belo Horizonte 2018

Event Date: 05/19/2018 00:00:00

Event Location:

  • PUC Minas - Coração Eucarístico
  • Av. Dom José Gaspar, 500
  • Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

PDF of Schedule

This event has completed. All data shown below is from the historical XML public data available.

If there are any data quality issues or corrections needed, please contact the webmaster for this site or submit a pull request for the appropriate file(s).


Sessions

This is a list of sessions from the event, based on the schedule in the XML files.


Title: Ingerindo, Processando e Analisando Dados com Azure Data Lake Analytics

Abstract: A Microsoft cadav vez mais vem valorizando seus produtos no Azure sendo eles totalmente gerenciados [PaaS] para oferecer a melhor capacidade, escalabilidade e experiência para usuário, a linguagem U-SQL [C# + T-SQL] está ficando mais amplo e oferece a capacidade de realizar análises rápidas e descoberta de dados, agora você pode ter a infinita possibilidade de armazenar e manter qualquer tamanho ou forma de dados que existe no seu ambiente atual.

Nesta sessão, você aprenderá sobre o Azure Data Lake Store e o Azure Data Lake Analytics e como você pode usar esse recurso para capacitar sua empresa para ingerir e processar diferentes tipos de dados e entregar resultados em um curto período de tempo.

Speaker(s):

  • Luan Moreno Medeiros Maciel

Track and Room: BI Big Data - 103


Title: Hacking SQL Server

Abstract: Como garantir a segurança de seu ambiente de banco de dados SQL Server​? Nesta sessão vamos revisitar os conceitos de segurança, onde são aplicados, como evitar invasões e acessos indevidos. ​Veremos de que forma o SQL Server pode ser configurado para previnir o ambiente de ataques e como muitas vezes configurações equivocadas podem ser exploradas.​ Simularemos uma invasão ao SQL Server explorando alguns conceitos mal interpretados ou configurados e algumas vulnerabilidades que passam despercebidas no ambiente.

Speaker(s):

  • Marcus Vinícius Bittencourt

Track and Room: Administração de Banco de Dados - 101


Title: Machine Learning de caixinha?

Abstract: As tecnologias de Inteligência Artificial estão na moda, e, Aprendizagem de Máquina, colaborou muito para isso… A ideia desta seção é mostrar alguns pontos de atenção sobre desenvolvimento de soluções inteligentes utilizando dados, e discutir sobre os reais benefícios. Bora aprofundar a discussão sobre este hype?

Speaker(s):

  • Diego Nogare

Track and Room: BI Big Data - 103


Title: Mulheres na TI - Desafios, medos e receios!

Abstract: Nesta palestra discutiremos os principais desafios, medos e receios que as mulheres encontram quando se decidem por trabalhar com TI, um ambiente visto como masculino.

Speaker(s):

  • Suellen Moraes

Track and Room: Carreira - 101


Title: SQL 2017 não é somente Linux, conheça as outras novidades!

Abstract: O fato do SQL Server agora ser suportado em Linux e Docker é definitivamente um marco na história do produto, isso é inegável. Mas espera aí … É só isso que a nova versão do principal SGBD desenvolvido pela empresa do tio Bill tem a oferecer? Nesta apresentação, vamos falar das outras funcionalidades disponibilizadas na versão 2017, que também são extremamente interessantes!

Speaker(s):

  • Felipe de Assis

Track and Room: Administração de Banco de Dados - 101


Title: Database Console Commands

Abstract: Veja conhecer quem realmente #233; o tal DBCC!#160; Falaremos (Sem Censura!) sobre o impacto destes comandos e sua utilidade.#160;

Speaker(s):

  • Rodrigo Crespi

Track and Room: Administração de Banco de Dados - 101


Title: Machine Learning com Analysis Services

Abstract: Com os novos termos sendo introduzidos no mundo dos dados, Data Science, Analytics, Machine Learning, muita gente se esqueceu que faz muito tempo que o SQL Server já tem seu kit de ferramentas para descoberta do conhecimento. Ferramentas muito poderosas e que passam despercebidas dentro do Analysis Services. Nessa sessão vamos analisar as principais ferramentas, algoritmos e técnicas que permitem você minerar dados de forma robusta com o Analysis Services.

Speaker(s):

  • Rodrigo Dornel

Track and Room: BI Big Data - 103


Title: Aspnet core + Linux + Sql Server + docker = Liberdade

Abstract: Esta palestra tem como objetivo demonstrar a facilidade e a liberdade de desenvolvimento de aplicações em aspnet core, independentemente do sistema operacional, promovida pela iniciativa da Microsoft no apoio ao Open Source. Aprenderemos, de forma simples, como desenvolver uma API utilizando ASPnet core no Linux, Visual Studio Code e persistindo dados em um banco de dados relacional, SQL Server, no Linux através de uma imagem Docker.

Speaker(s):

  • Albert Tanure

Track and Room: Desenvolvimento de Software e Banco de Dados - 102


Title: Power BI não é só um rostinho bonito: Tratando arquivos de log

Abstract: Descubra nessa palestra como utilizar o Power BI para tratamento de dados de arquivos de log e muito mais.

Speaker(s):

  • RUY LACERDA

Track and Room: BI Big Data - 103


Title: Introdução ao SQL DataWarehouse

Abstract: Nesta palestra discutiremos sobre o Azure SQL Data Warehouse, uma solução robusta e escalável para data warehouses na nuvem.

Speaker(s):

  • Vitor Fava

Track and Room: Nuvem e Infraestrutura - 103


Title: Machine Learning Services: Detecção de anomalias onde um desvio pode custar milhões

Abstract: Devido a criticidade do sistema, foi desenvolvido em conjunto do estatístico Bernardo Loureiro, um modelo estatístico para detectar anomalias em um ambiente altamente transacional, onde milhões de reais são movimentados a cada hora. Em um cenário assim, qualquer minuto vale muito e por isso a importância da acurácia e rapidez da solução. O objetivo é demonstrar as técnicas, algoritmos e ferramentas das Microsoft utilizadas para tornar essa solução um sucesso que já mostrou muitos resultados.

Speaker(s):

  • Igor Santos de Paula

Track and Room: BI Big Data - 103


Title: Carreiras - DBA, Cientista de Dados ou Engenheiro de Dados?

Abstract: Vamos entender a diferença entre Cientista e Engenheiro de dados? E onde o DBA entra neste meio?

Speaker(s):

  • Advaldo Mesquita

Track and Room: Carreira - 101


Title: Integrando LogicApp e CosmosDB

Abstract: O Azure Cosmos DB é um serviço de banco de dados distribuído globalmente, multi-modelo que permite desenvolver soluções hibridas com as principais API´s. O LogicApp fornece solução de integração entre diversas plataformas e serviços, nessa sessão vamos entender como podemos consumir dados públicos utilizando o LogicApp e o CosmosDB.

Speaker(s):

  • Flávio Farias

Track and Room: Nuvem e Infraestrutura - 102


Title: 5 dicas de performance tuning para desenvolvedores

Abstract: Nessa sessão iremos mostrar 5 dicas de performance tuning para desenvolvedores, mostraremos exemplos práticos do dia-a-dia, após essa sessão o desenvolvedor irá criar suas querys com mais cuidado em relação a performance e não só focado no resultado.

Speaker(s):

  • Caio Amante

Track and Room: Desenvolvimento de Software e Banco de Dados - 102


Title: Window function como podemos tirar proveito?

Abstract: O assunto abordado, será de grande ajuda para os profissionais que trabalham com desenvolvimento de T-SQL(Transact-SQL), os exemplos serão demonstrados em formatos simples com intuito de passar a sua real funcionalidade.

Speaker(s):

  • Felippe Oliveira

Track and Room: Desenvolvimento de Software e Banco de Dados - 102


Title: Indices para Iniciantes - Clustered, Nonclustered, Scan, Seek, Lookup e Muito Mais

Abstract: Qual a diferença entre um Índice Clustered e um Índice Nonclustered? O que é um Seek, Scan e Lookup?

Veja isso e muito mais nessa palestra.

Speaker(s):

  • Fabrício Lima

Track and Room: Desenvolvimento de Software e Banco de Dados - 102


Title: Distributed Availability Groups - Quem? Quando? Onde? Por quê?

Abstract: O Availability Group é legal? é legal… mas tem suas limitações… O Distributed Availability Groups vem para refinar o que o Database Mirror deveria ser. Robusto, rápido, sem frescuras de fazer parte do mesmo FCI, vamos conhecer mais de perto com configurar e quais os prós e contras dessa solução.

Speaker(s):

  • Ricardo Leka

Track and Room: Administração de Banco de Dados - 101


Title: SaaS, IaaS e PaaS, vamos conhecer essa sopa de letrinhas ?

Abstract: Essa palestra tem o objetivo te ajudar a entender os conceitos na nuvem e quais a vantagens e desvantagens de cada um.

Speaker(s):

  • Tiago Neves

Track and Room: Nuvem e Infraestrutura - 102


Title: Arquitetura e Processamento de Dados em Tempo Real

Abstract: São tantas ferramentas disponíveis e o maior desafio é saber qual você deve utilizar em cada cenário. Nessa sessão nós vamos explorar diferentes cenários e compartilhar melhores práticas de Arquitetura para Cenários de BI e Big Data, além disso, vamos demonstrar na prática como trabalhar com análise de dados em tempo real fazendo uso de Cortana Intelligence Suite com serviços cognitivos e Machine Learning.

Speaker(s):

  • Viviane Ribeiro

Track and Room: BI Big Data - 103


Title: Análise de Dados no Power BI

Abstract: Mostrar cases de situações de análise de dados no Power BI e como responder questionamentos e necessidades informacionais de negócios.

Speaker(s):

  • Karine Lago

Track and Room: BI Big Data - 101


Title: SQL Server 2017 para desenvolvedores de software

Abstract: O SQL Server 2017 vai muito além em relação a suas versões anteriores, contando agora com suporte a Linux, containers Docker e dados no formato JSON. Acompanhe esta apresentação para saber como podemos nos beneficiar destes recursos no desenvolvimento de aplicações.

Speaker(s):

  • Renato Groffe

Track and Room: Desenvolvimento de Software e Banco de Dados - 102


Speakers

This is a list of speakers from the XML Guidebook records. The details and URLs were valid at the time of the event.

Flávio Farias

LinkedIn: Flávio Farias

Contact: https://www.flaviofarias.com.br

Atuando como Azure Data Engineer em Portugal na DXC Technology, MVP DataPlatform, MCT, MCSE Data Management and Analytics, MCSA SQL 2016 Database Administration e MCSE Data Management and Analytics, entusiasta pela área de Dados em seus diversos segmentos, PASS Group Leader do grupo de Salvador na Bahia e de Évora em Portugal. Acredita que apenas compartilhando conhecimento é que conseguimos crescer e evoluir.

Rodrigo Crespi

Twitter: - sqlcrespi

LinkedIn: Rodrigo Crespi

Contact: http://sqlcrespi.com

Rodrigo Crespi is Microsoft Data Platform MVP, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA and MCP in SQL Server. Also, he has certifications in .NET Framework, Dynamics CRM, among others. He started working with SQL Server on version 6.5 as a developer and then opted for working especially with database administration. Nowadays he is a partner in CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados and university professor at Uniftec – Caxias do Sul. Author of many published articles on websites and magazines about SQL Server and software engineering, he runs a YouTube channel named SQLCrespi and a personal blog called SQLCrespi, too. Rodrigo is the founder of SQL Server RS PASS Chapter in Rio Grande do Sul – Brazil and a Chapter Leader

Vitor Fava

Twitter: - sqlservermaniacs

LinkedIn: Vitor Fava

Contact: https://www.vitorfava.com

I’m a DBA with extensive experience in the areas of Database and Information Technology, working on planning, implementation, and maintenance of large corporate database servers. I have several professional certifications and good experience in development activities and management of entrepreneurial environments using SQL SERVER. I’m a speaker at various technology events such as SQLSaturday, The Developers Conference, InteropMix and also in various discussion groups focused on database technology. I teach advanced training in SQL Server and Azure SQL Database and also acting as MCT in Microsoft official training. I’m the Chapter Leader of SQLManiacs PASS chapter.

Fabrício Lima

Twitter: - fabriciodba

LinkedIn: Fabrício Lima

Contact: http://fabriciolima.net/blog/

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo, trabalha com SQL Server desde 2006 e possui certificações desde a versão do SQL Server 2000. Em 2017 foi reconhecido pela Microsoft como MVP Data Platform.

Após trabalhar por 10 anos como funcionário de uma grande empresa, em 2014 fundou a Power Tuning, que se tornou uma consultoria referência no Brasil na plataforma de dados da Microsoft (DBA e BI).

Também mantem um blog sobre SQL Server em: www.fabriciolima.net/blog

Suellen Moraes

LinkedIn: Suellen Moraes

Formada Tecnologia em banco de dados pós graduada em gestão de TI e formação em coaching. Auxiliando pessoas a se conhecerem, se transformarem e alcançar os seus sonhos e objetivos. Atualmente coordenadora de banco de dados com experiência em gestão corporativa de pessoas, administração de Banco de Dados SQL Server desde a versão 2000, tendo como foco principal Administração das Bases, Tunning, troubleshooting, utilizaçãodo do SSIS, diagnosticar problemas no sistema, garantir alta disponibilidade do ambiente, estudo de viabilidade de ambientes, análise de consultas visando otimizar o desempenho dos processos, planejar a arquitetura para novos projetos e melhoria para os ja existentes no ambiente.

Albert Tanure

Twitter: - http://twitter.com/alberttanure

LinkedIn: Albert Tanure

Contact: http://www.codefc.com.br

Me chamo Albert ou simplesmente Tanure. Sou bacharel em Sistemas de Informação, Microsoft MVP, MTAC e atualmente atuo como Arquiteto de Software. Possuo mais de 12 anos de experiência em desenvolvimento de Software e sou apaixonado por desenvolvimento móvel e arquitetura de Software. Sou criador do site Code FC, que tem como objetivo disseminar minha paixão em ajudar as pessoas e capacitá-las com artigos técnicos e informações das palestras que ministra.

Caio Amante

LinkedIn: Caio Amante

Contact: https://caiosamante.wordpress.com/

Atua no ramo de tecnologia há mais de 10 anos. Formado em análise de sistemas pelo IBTA. Possui certifições MCSA Administration 2016, MCSA 2012/2014, MCSE data management and analytics, MCP SQL Server e Windows, ITIL V3, ISO 27002. Membro da ONG MTAC, tem se lançado como palestrante em eventos como : SQL Day, BootCamp, SQLSaturday. Chapter Leader de São José dos Campos Fundador da empresa Dataside Soluções em Banco de Dados , consultoria especializada administração, monitoramento e cloud para banco de dados.

Luan Moreno Medeiros Maciel

Twitter: - @luansql

LinkedIn: Luan Moreno Medeiros Maciel

Contact: https://luanmorenodba.wordpress.com/ amp; http://www.sqlshack.com/author/luan-moreno-m-maciel/

Based out of Brazil, Luan Moreno credits his ability to solve problems to thinking critically before acting. He values working with a team because he and his clients can benefit from various perspectives and collaboration, particularly when faced with difficult issues. When Luan Moreno first became interested in technology, he didn’t have a mentor, so he made a commitment to teaching others in the community and sharing his knowledge through blogging, speaking engagements.

Luan Moreno is a addicted Brazilian blogger and speaker. SQL Server MCT, MCSE and MVP living in Brazil. Nowadays he#39;s a Database Consultant at Pythian, company based in Ottawa - Canada.#160;

Felippe Oliveira

LinkedIn: Felippe Oliveira

Contact: https://felippeoliveirasantos.wordpress.com/

Formado em Sistemas de informação pela faculdade Uniban-Anhaguera em 2012, certificado Microsoft nas provas de Administração e Desenvolvimento de SQL Server 2012/2014, Experiência de 5 anos como DBA SQL Server e quase 1 ano como Analista de Sistemas(BI) na XP Investimentos. Participação na modelagem e desenvolvimento do banco de dados para projeto de sistema de controle de estoque para empresa ALS Corplab.

Viviane Ribeiro

Twitter: - @viviane_sql

LinkedIn: Viviane Ribeiro

Contact: http://vivianeribeiro1.wordpress.com

Viviane Ribeiro #233; Diretora Executiva e Especialista em Business Intelligence na BI do Brasil. Possui mais de 15 anos de experi#234;ncia na #225;rea de TI, atuando como profissional certificada Microsoft desde 2000, atendendo #224;s certifica#231;#245;es MCSA, MCSS, MCSE, MCDST, MCDBA, MCT, MCTS e MCITP. Realizou diversos projetos de implanta#231;#227;o, migra#231;#227;o e integra#231;#227;o de sistemas e de produtos Microsoft. Engloba em seu curr#237;culo a participa#231;#227;o no time de DPE na Microsoft e no time Global Database Engineering da Dell

Igor Santos de Paula

LinkedIn: Igor Santos de Paula

Administrador de bancos de dados em ambientes 24x7, sem janela de manutenção. Possui experiencia em instituições financeiras e de e-commerce. Atua na empresa líder em soluções de pagamento e serviços financeiros para e-commerce na América Latina. Entusiasta do Cosmos DB.

Felipe de Assis

Twitter: - @felipespas

LinkedIn: Felipe de Assis

Contact: http://felipedba.wordpress.com/

PFE SQL Server at Microsoft Brazil +9 years of experience w/ SQL Server Passionate about SQL Server Internals and Performance

Karine Lago

LinkedIn: Karine Lago

Contact: https://www.karinelago.com.br

Especialista em Inteligência Informacional, Pós-graduada em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG e Most Valuable Professional (MVP) pela Microsoft. É co-fundadora da Datab Inteligência e Estratégia e acumula 10 anos de experiência em Inteligência de Mercado.

Diego Nogare

Twitter: - @DiegoNogare

LinkedIn: Diego Nogare

Contact: http://www.diegonogare.net

Diego Nogare is Chief Data Officer @ Lambda3. He has graduated in Computer Science, Post-Graduated in Computer Engineering. Author of books in Portuguese about SQL Server, Business Intelligence and Machine Learning. Microsoft Most Valuable Professional [MVP] since 2008, shifting to Artificial Intelligence award in 2017. Spent a time as volunteer at PASS, as, Regional Mentor (2014/2015), Regional Board Advisor for LATAM (2016) and Board Director (2018/2019). Worked on the SQL Server team at Microsoft, in Brazil, engaged in the release of SQL Server 2012. Spent some time as a speaker at Microsoft and PASS events.

RUY LACERDA

LinkedIn: RUY LACERDA

Contact: http://planilheiros.com.br

Speaker of Planilheiros YouTube channel specialized on Microsoft technologies for Self-Service BI and analytics with +33.000 followers and +100 videos. Microsoft technical community administrator in Oil Gas company specialized on Power BI, DAX, M and Power Users with +11.000 followers. Trained thousands of professionals on the DAX language, M language, and Microsoft SSBI all around the world.

Marcus Vinícius Bittencourt

Twitter: - http://twitter.com/mvbitt

LinkedIn: Marcus Vinícius Bittencourt

Contact: http://isqlserver.wordpress.com

MVP Data Platform, PASS Regional Mentor, Chapter Leader do SQL Server RS. DBA especializado em infraestrutura, troubleshooting. Trabalha com SQL Server há mais de 10 anos. SQL Performance Counters and Storage Expert, powershell, speaker na comunidade SQL Server em eventos como SQLSaturday, 24HOP, CMG, Eventos de Chapters Locais e Virtuais, dentre outros…

Advaldo Mesquita

Twitter: - @advaldom

LinkedIn: Advaldo Mesquita

Contact: http://adjuniordba.wordpress.com

Profissional com mais de 18 anos de experiência profissional, desenvolvidos em empresas como T-Systems, Itau IBBA, Bradesco entre outras. Atualmente, responsável pelo banco de dados da Secretaria da Educação do Estado de SP.

Ricardo Leka

Twitter: - @bigleka

LinkedIn: Ricardo Leka

Contact: http://leka.com.br

Microsoft Certified Master e Microsoft Certified Solutions Master, Ricardo #233; uma das poucas pessoas do Brasil com o mais alto n#237;vel de certifica#231;#227;o Microsoft em SQL Server. Consultor SQL Server a mais de 15 anos, especialista em planejamento de ambientes de Alta disponibilidade e Recupera#231;#227;o de Desastre.

Tiago Neves

Twitter: - tiagolneves

LinkedIn: Tiago Neves

Contact: http://www.tiagoneves.net/blog

Sou MTAC, Local Group Leader SQL SERVER - ES, atualmente trabalho como consultor SQL Server na Eiti Soluções Gestão de TI, atendendo clientes de todo o Brasil. Tenho um blog sobre SQL Server http://www.tiagoneves.net/blog/

Rodrigo Dornel

Rodrigo Dornel é MVP de Data Platform, MCT, MCSA, consultor na RDdornel Data Platform Experts e professor Universitário.

Renato Groffe

Twitter: - https://twitter.com/renatogroff

LinkedIn: Renato Groffe

Contact: https://medium.com/@renato.groffe/

Consultor em atividades voltadas ao desenvolvimento de sistemas há mais de 15 anos. Microsoft MVP (Most Valuable Professional) e participante do programa MTAC (Multi-Plataform Technical Audience Contributor). Bacharel em Sistemas de Informação, com Especialização em Engenharia de Software e MBA em Business Intelligence. Também é palestrante e autor técnico em portais e revistas especializadas, com foco em tecnologias Microsoft e boas práticas na área de software.

Sponsors

The following is a list of sponsors that helped fund the event:

Back to the SQLSaturday Event List

Back to the home page